24.4.09

Árvore de Natal Ecológica - Dezembro 2008

A Porto Santo Verde, E.E.M. e a Câmara Municipal do Porto Santo comemoraram o Natal de uma forma diferente. Para o efeito construíram uma árvore de Natal exclusivamente através da reutilização de materiais. A árvore com 4,50 m de altura e 2,40 de diâmetro esteve exposta no centro da cidade, e foi feita com a reutilização de 119 tampas de plástico; 249 Garrafas de sumo; 196 Garrafas de água; 141 Garrafas de iogurtes; 100 Embalagens de detergente e 198 Embalagens tetrapack (pacotes de leite). Os presentes da árvore são alguns electrodomésticos avariados, recolhidos no âmbito dos serviços de remoção da Porto Santo Verde, E.E.M. e que pretendem alertar para a importância da utilização racional destes equipamentos, em termos energéticos, bem como para o devido destino final, quando avariados, poupando desta forma os recursos naturais, dado que a reciclagem dos REEES (Resíduos Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) é possível.

Essa iniciativa estimulou além das habilidades artísticas das crianças e de pessoas da comunidade também envolvidas, a consciência ambiental sobre os problemas que mundo enfrenta com o aquecimento global, onde a produção de resíduos é um dos principais causadores.

Gostaríamos de agradecer a colaboração de todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Porto Santo e de particulares na recolha de embalagens para a construção desta árvore de Natal, e ainda a colaboração dos Idosos do Centro de Dia da Fundação Nossa Senhora da Piedade e das crianças que frequentam assiduamente a Ecoteca do Porto Santo, na elaboração das bolas de Natal que enfeitam a árvore.


Sem comentários:

Enviar um comentário