17.4.09

Amigos da Ecoteca em Férias - Verão 2008


No período de 2 de Julho a 15 de Setembro a Ecoteca do Porto Santo, pertencente à empresa Municipal Porto Santo Verde, Resíduos Sólidos e Limpeza em parceria com a autarquia levou a cabo o projecto “Amigos da Ecoteca em Férias”, que visou ocupar os mais jovens no período de férias escolares, indo, deste modo, ao encontro da necessidade crescente das famílias porto-santenses em ocupar os filhos e educandos nesta época de verão.
Direccionado para crianças dos 5 aos 12 anos, este projecto envolveu no total 42 participantes activos, em que foram desenvolvidas diariamente diversas actividades relacionadas com o ambiente, orientadas por monitoras qualificadas, tendo à sua disposição livros, jogos, computadores, DVD´s, CD´s, experiências e materiais recicláveis.
Assim sendo, algumas actividades calendarizadas traduziram-se em pesquisa sobre várias temáticas ambientais, estudo, peças de teatro, jogos pedagógicos, jogos tradicionais, jardim pedagógico, pintura, expressão plástica, experiências em laboratório, reutilização de materiais e visualização de filmes.
Para além disto, este grupo teve a oportunidade de realizar várias idas à praia, bem como visitas de estudo: ao “Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo”; à “Pedreira do Pico de Ana Ferreira”; ao “Viveiro da Florestal”; à “Quinta das Palmeiras”; à “Casa da Luz Antiga”; aos “Bombeiros Voluntários”; ao “Museu Cardina” e ao “Museu Colombo”.
Importa referir a aproximação dos amigos da ecoteca ao Lar de Idosos do Porto Santo, em que uma vez por semana foi efectuada uma visita por estas crianças a essa instituição, favorecendo o contacto intergeracional e levando a alegria própria das crianças a este espaço. Os amigos da ecoteca realizaram visitas aos idosos acamados, cantaram, partilharam costumes e tradições portossantenses, assim como jogaram os tradicionais jogos da “Bisca”, “Cassino” e dominó.
Ainda a salientar a participação destas crianças nas actividades da Bandeira Azul: às quartas-feiras – “Operação Segurança”; quintas-feiras – “Ambiente na Praia” e às sextas-feiras – “Jogos Azuis”. Uma panóplia de actividades diversificadas que mais uma vez incidiram sobre o meio ambiente.
Nas manhãs de 25 a 29 de Agosto deslocaram-se ao Estádio Desportivo de Jogos de Praia do Porto Santo, a fim de participarem nas actividades do Projecto “Porto Santo em Movimento”.
A destacar a festa de encerramento das actividades no dia 15 de Setembro à tarde, reunindo todos os amigos da ecoteca em férias para um convívio na Ecoteca do Porto Santo.
Esta iniciativa revelou-se enriquecedora e gratificante para todos os participantes e colaboradores, contribuindo, desta feita, para a formação de jovens cidadãos ecológicos em prol de um bem comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário