14.1.10

Visita ao Lar de Idosos - Dezembro de 2009

No dia 29 de Dezembro três Amigos da Ecoteca e duas Técnicas deslocaram-se ao Lar de Idosos para visitar os utentes que se encontram a viver nesta instituição. Esta iniciativa encontra-se integrada no Programa “A Ecoteca Mesmo Aqui” e teve como objectivo levar aos idosos um pouco de alegria e boa disposição, assim como ficarmos a conhecer os costumes e tradições que esta população menos jovem relembra dos seus tempos mais jovens. Das dificuldades que a população encontrava, por a ilha estar isolada, principalmente ao nível da alimentação. Como era o Natal de antigamente? E o que as pessoas colocavam à mesa no Dia de Natal.

Apelamos à população do Porto Santo e ao espírito voluntário de cada um. Pequenas acções poderão fazer estas pessoas mais felizes.






O NATAL ANTIGAMENTE NO PORTO SANTO

“O natal antigamente não era como nos dias de hoje.
As pessoas não tinham relógios e vinham de diversas zonas da ilha para o centro da vila para assistirem às missas do parto. Guiavam-se pelas estrelas para saberem se estava na hora de saírem de casa, nunca chegavam atrasadas, pois o posicionamento das estrelas indicava exactamente o início da missa.
Caminhavam descalças, pois só tinham um par de sapatos ou de chinelos e ao chegarem próximo da igreja calçavam-se para assistirem à missa.
Após assistirem às missas juntavam-se, no exterior, em redor da igreja para comerem um pedaço de pão com carne em vinho-e-alhos, que era também o que comiam nas festas de Natal. Além de os tempos serem de pouca fartura, havia dificuldade para as coisas chegarem até à ilha.
Quem tinha forno e possibilidades cozia o pão caseiro e fazia as broas para as ocasiões especiais como o Natal. Os que tinham animais matavam galinhas para fazer a canja de Natal.
Presentes não havia como hoje em dia. As crianças colocavam as meias junto da chaminé e recebiam peças de fruta.
Os idosos contam as histórias e recordam-nas com saudade dizendo que esses tempos apesar de serem tempos de grande necessidade e escassez de comida eram tempos saudáveis. Alguns contam, ainda, que quando casavam e já não viviam com os pais, preparavam um cesto com merenda para irem para casa dos pais e festejarem o Natal todos juntos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário