14.1.10

Árvore de Natal Ecológica - Dezembro de 2009

A Porto Santo Verde, EEM e a Ecoteca do Porto Santo em colaboração com a Câmara Municipal do Porto Santo comemoraram, uma vez mais, o Natal de uma forma diferente.

Se o Natal é uma época associada a valores como a amizade e a fraternidade, por outro lado também é caracterizada pelo consumismo desenfreado das famílias e pela produção excessiva de resíduos.

Não deixámos que passasse esta época natalícia sem alertar para o problema do lixo, numa ilha onde é tão difícil e dispendiosa a sua gestão.

Apelámos à consciência dos cidadãos porto-santenses, incentivando-os a adoptar comportamentos amigos do ambiente e deixámos, no cartaz afixado ao lado da árvore, alguns conselhos a colocar em prática no dia-a-dia: opte por embalagens reutilizáveis, promova a reciclagem separando os resíduos e colocando-os no ecoponto, não abandone os electrodomésticos. Contacte a Porto Santo Verde, E.E.M. para a recolha, possibilitando a sua reciclagem.

Este ano, a árvore de Natal Ecológica com 4,50 m de altura e 2,40 de diâmetro, colocada no Centro da Cidade, em frente ao Tribunal, foi feita através da reutilização de:

• 469 Sacos de Café
• 84 Estrelas de Esferovite
• 109 Tampas Plásticas

Esta iniciativa estimulou além das habilidades artísticas das crianças e de pessoas da comunidade também envolvidas, a consciência ambiental sobre os problemas que o mundo enfrenta com o aquecimento global, onde a produção de resíduos é um dos principais causadores.

Uma época marcada pelo consumismo e desperdício, é também a indicada para relembrar a importância de trazer para o dia-a-dia hábitos que promovam o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Gostaríamos de agradecer a colaboração dos idosos do Centro de Convívio da Fundação Nossa Senhora da Piedade, na elaboração das estrelas que enfeitam a árvore. Aos amigos da Ecoteca, inseridos no Programa “A Ecoteca Mesmo Aqui” e aos diversos bares e restaurantes que contribuíram com os sacos de café.

Neste Natal, Não seja indiferente, Ajude o Ambiente.



Sem comentários:

Enviar um comentário