7.5.09

I Jornadas das Ciências – Porto Santo - Maio 2009

Uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto Santo em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.
No âmbito da realização das referidas Jornadas a Empresa Municipal Porto Santo Verde, em colaboração com a Ecoteca, disponibilizou todo o seu próprio para a concretização de algumas actividades práticas.
Este encontro desenrolou-se, nos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio, através de conferências, palestras e acções de formação nas seguintes áreas do saber: Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia, História, Filosofia, Geografia, Informática e Artes. Para o efeito foram convidados oradores com competência nas áreas referidas.
Pretendeu ser um espaço de reflexão sobre algumas ciências que configuram no novo cenário educativo e sobre a emergência de se repensarem contextos de formação para novos educadores e formadores que respondam adequadamente aos desafios dos mais jovens.
A maior parte do programa foi dedicado à Astronomia, tendo em conta que 2009 apresenta-se como o Ano Internacional da Astronomia.
Como complemento decorreram observações astronómicas nocturnas e visitas de estudo a locais de interesse.
No dia 2 de Maio realizaram-se várias saídas de campo: na parte da manhã realizou-se a parte prática do Curso “Ciência com as Aves”, através de passeios de bote com vista à observação e identificação de aves marinhas e na parte da tarde a actividade prática de resgate e salvaguarda e valorização ao Património Geológico do Porto Santo – Geoparque no Terreno. Os materiais recolhidos tiveram como destino final a Ecoteca. Neste local, os participantes visualizaram as aplicações da argila do Porto Santo e algumas rochas características da ilha. Para além disto, receberam algumas noções de como realizar actividades práticas com os seus alunos, no âmbito da geologia.




Sem comentários:

Enviar um comentário