16.11.09

Hastear de Bandeiras Verdes - Outubro/Novembro 2009

Todas as mudanças que têm ocorrido nos últimos tempos no nosso planeta, ao nível das alterações climáticas, da utilização excessiva dos recursos naturais, da criação de uma sociedade virada cada vez mais para o consumismo e o desperdício, levam-nos a questionar os nossos hábitos do dia-a-dia. Levam-nos ainda a verificar a necessidade urgente, de uma tomada de consciência e adopção de comportamentos sustentáveis no nosso quotidiano.

A Escola tem um papel fundamental e decisivo na formação dos jovens do Porto Santo, e nesta tomada de consciência. Torna-se necessário introduzir novos conceitos que proporcionem a motivação e a necessidade de mudança de atitudes.

O Programa Eco-Escolas facilita este processo, tendo como principais objectivos encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Assim sendo, reconhecendo a importância que tem para este município o desenvolvimento do Programa Eco-Escolas, esta autarquia tem apoiado o programa e é com orgulho que informa que nos dias 27 e 29 de Outubro e 4 de Novembro foram hasteadas as Bandeiras Verdes das Escolas do Município integradas no mesmo, cerimónia que representou o culminar deste projecto e o símbolo que destaca estas escolas.

No Município do Porto Santo inscreveram-se neste programa no ano lectivo 2008/2009 as Escolas de Nossa Senhora da Conceição – Externato, a Escola B+S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco e o Infantário “O Moinho”. O Infantário “O Moinho” hasteou a sua Bandeira Verde no dia 27 de Outubro, pelas 16h00 e recebeu a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Camacha. No dia 29 de Outubro, pelas 9h50 foi a vez da Escola B+S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco hastear a sua bandeira, recebendo a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Porto Santo. Por último no dia 4 de Novembro, pelas 11h00 Horas, hasteou a Bandeira Verde a Escola Nossa Senhora da Conceição – Externato, recebendo a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Campo de Baixo.

Estas cerimónias foram cuidadosamente preparadas de forma a marcar este dia, divulgando os objectivos do programa Eco-Escolas e estendendo-o a toda a comunidade educativa da ilha.

No que se refere a este ano lectivo, 2009/2010, todas as escolas da ilha já efectuaram a sua inscrição prevendo-se que para o mês de Outubro de 2010, se hasteie uma bandeira verde em todas as escolas da ilha.

27 de Outubro – Hastear no Infantário “O Moinho”

29 de Outubro – Hastear na Escola B+S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco

4 de Novembro – Hastear na Escola de Nossa Senhora da Conceição - Externato



Infantário - O Moinho
- 27 de Outubro





Escola B+S Professor Doutor Francisco de Freitas Branco - 29 de Outubro




Escola Nossa Senhora da Conceição - Externato - 4 de Novembro





Sem comentários:

Enviar um comentário