16.11.09

Aula - "Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo" - Novembro 2009

A Ilha do Porto Santo, pela sua diversidade e especificidade, possui grande valor natural, científico, paisagístico, cultural e de lazer, que importa promover e preservar para as gerações vindouras.

Assim sendo, esta actividade apresentou como objectivos: dar a conhecer a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, criada em 2008 (através do
Decreto Legislativo Regional n.º 32/2008, de 13 de Agosto), designadamente a sua localização, o estatuto jurídico, as medidas de controlo e a grande riqueza a nível da biodiversidade existente. Estas aulas realizaram-se com a colaboração do Parque Natural da Madeira, através do Vigilante da Natureza Especialista - Basílio Castro, que representa o Parque Natural da Madeira na Ilha do Porto Santo.

As aulas foram dinamizadas através de uma palestra, seguida de um jogo, de modo a consolidar os conhecimentos adquiridos. E foi num ambiente competitivo e de aprendizagem saudável, que as várias equipas jogaram o jogo sobre a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo. No final foi entregue um panfleto a todos os participantes sobre a temática em questão. Cerca de 120 crianças participaram nesta acção nos dias 10, 11, 12, 13 e 19 de Novembro.

Localização

A Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo é constituída pela parte terrestre de todos os ilhéus circundantes à Ilha do Porto Santo e pela parte marinha circundante ao Ilhéu da Cal ou de Baixo e do Ilhéu de Cima, incluindo a zona onde se encontra afundado o navio “O Madeirense”.



Imagem fornecida pelo Serviço do Parque Natural da Madeira.











Sem comentários:

Enviar um comentário